Este sítio é melhor visualizado com Mozilla Firefox (resolução 1024x768/fonte Times New Roman 16)

Roberto Acioli de Oliveira

Arquivos

13 de nov de 2008

O Cinema e o Passado: O Caso do III Reich (I)


Cinema Nazi-Retrô

Robert e Carol Reimer analisaram os filmes feitos na Alemanha, entre 1946 e 1991, que tivessem como objetivo chegar a um acordo com o passado. Especificamente, o passado daquele país ligado ao regime Nazista de Adolf Hitler. A proposta dos Reimer é compreender a dinâmica emocional (e ideológica) envolvida em retratar o Nazismo e a articulação desses produtos (os filmes) ao mercado do entretenimento (1). Primariamente, entretanto, a intenção dos cineastas alemães sempre foi permitir que as platéias de seu país pudessem de alguma forma imaginar como teriam agido naquela época.

Desde o final da Segunda Guerra Mundial, muitos cineastas realizaram filmes que abordando o Terceiro Reich na Alemanha (1933-1945), seus antecedentes e seu legado. A designação Nazi-Retrô sugerida pelos Reimer se refere a esses filmes. Geralmente, são filmes dirigidos por cineastas alemães. Mas existem também no resto do mundo. Como o termo francês moda retrô do qual ele é uma adaptação, Nazi-Retrô carrega uma conotação explicitamente negativa. Os filmes falam sobre um tempo que marcou o inconsciente de uma nação e do qual a Europa ainda não se recuperou. O termo implica exploração e trivialização, com finalidade comercial, do sofrimento causado pelo Fascismo (2). (Imagem acima, Lili Marlene, direção Rainer Werner Fassbinder, 1981)

Além disso, o termo Nazi-Retrô aponta para uma sedução nostálgica do passado para aqueles que o viveram e para aqueles da geração pós-guerra. Ele sugere uma história filmada através de lentes coloridas, que mostra o período não como ele foi, mas como a platéia gostaria de se lembrar dele. Decorre daí dois problemas, Nazi-Retrô remete a um pensamento retrógrado, que na melhor das hipóteses leva a uma complacência à nostalgia e sentimentalismo em relação ao passado. Na pior das hipóteses, pode levar a um revisionismo que higieniza e, portanto, falsifica o passado.

O conceito de Nazi-Retrô, explicam os Reimer, não remete apenas a um pensamento retrógrado, mas também a retrospecto, ao ato de inspecionar o passado. Os cineastas que dirigiram filmes sobre a Alemanha Nazista também podiam ser movidos por um sincero desejo que auxiliar os espectadores a compreender o passado. Eventualmente, os cineastas não estão interessados em olhar para trás apenas com o objetivo de explorar aspectos sensacionalistas da história alemã, mas também desejam desvelar as razões porque essa história aconteceu desta forma.

Nos filmes Nazi-Retrô, o passado é apresentado como um objeto de estudo. O espectador é chamado a refletir e formar um julgamento moral sobre o que as pessoas fizeram, para em seguida internalizar as lições das conseqüências. Os Reimer afirmam que os filmes de baixo orçamento tinham dificuldade de alcançar esse objetivo porque, ao combinar intenções sérias com empreendimento comercial, os filmes criavam uma dualidade que muitas vezes introduzia mensagens e subtextos não desejados.

Alguns exemplos podem ser citados. 1) Quando focalizam a vida de cidadãos comuns e as estratégias que eles usaram para viver durante o Terceiro Reich. 2) Os filmes às vezes sugerem que o cidadão médio estava completamente separado do governo. 3) Quando mostram como os Nazistas vitimaram o mundo, os filmes às vezes mostram a Alemanha também como vítima. 4) Quando recriam a vida do dia-a-dia no Terceiro Reich, criam reminiscências nostálgicas de falsa normalidade. 5) Quando os filmes admitem o Holocausto, eles podem evitar implicar pessoas comuns, focando apenas em altas patentes nazistas, ignorando a violenta tensão anti-semita na Europa Central que apoiou a política anti-semita Nazista. 6) Quando articulam sérias questões históricas com fórmulas do cinema narrativo, os filmes Nazi-Retrô podem desviar a atenção do espectador para questões de natureza trivial, em detrimento das problemáticas mais substanciais (3).

Notas:

1. REIMER, Robert & Carol J. Nazi-Retro. How German Narrative Cinema Remembers the Past. New York: Twayne Publishers, 1992.
2. Idem, p. 1.
3. Ibidem, p. 2.

Postagens populares (última semana)

Quadro de Avisos

Salvo quando indicado em algum ponto da página ou do perfil, este blog jamais foi patrocinado por ninguém e não patrocina nada (cursos, palestras, etc.) e jamais "doou" artigos para sites de "ajuda" a estudantes - seja no passado, presente ou futuro. Cuidado, não sejam enganados por ladrões da identidade alheia.

e-mail (no perfil do blog).

......

COMO CITAR ESTE BLOG: clique no título do artigo, verifique o link no alto da tela e escreva depois do nome do autor e do título: DISPONÍVEL EM: http://digite o link da página em questão ACESSO EM: dia/mês/ano

Marcadores

1984 (4) A Bela da Tarde (5) A Chinesa (4) A Concha e o Clérigo (1) A Doce Vida (1) A Dupla Vida de Véronique (1) A Fraternidade é Vermelha (1) A Grande Testemunha (1) A Hora do Lobo (5) A Idade do Ouro (7) A Igualdade é Branca (1) A Infância de Ivan (7) A Liberdade é Azul (1) A Mãe e a Puta (3) A Paixão de Ana (3) A Religiosa (3) A Rua sem Alegria (1) A Terceira Geração (5) A Última Etapa (1) A Vida dos Outros (1) Acossado (8) Aelita (3) Agnieszka Holland (3) Aguirre (4) Alain Delon (1) Alemanha no Outono (2) Alexander Nevsky (3) Alexanderplatz (10) Alphaville (7) Alucinado (3) Amigo Americano (1) Amores do Faraó (1) André Bazin (3) Andrei Rublev (10) Angelopoulos (4) antipsiquiatria (1) Antiteatro (2) Antonioni (15) Artaud (3) As Favelas de Berlim (2) Asas do Desejo (3) Através de Um Espelho (5) Aurora (2) Baader Meinhof (11) Barbara Sass (1) Barthes (4) Béla Balász (5) Bergman (36) Bertolucci (4) Bibi Andersson (4) Bolwieser (1) Brecht (4) Bresson (10) Brigitte Bardot (5) Buñuel (22) Burguesia (14) Cahiers du Cinema (2) Caligari (18) Carl Dreyer (9) Carlos Saura (1) Carmem (1) Catherine Deneuve (3) Cenas de um Casamento (3) Censura (7) Chabrol (4) Chantal Akerman (2) Chaplin (7) Cineficação (1) Cinema do Medo (1) Cinema Livre (1) Cinema Novo Alemão (3) Cinema Novo Tcheco (1) Cinemaníaco (2) Cinzas e Diamantes (6) Claude Lelouch (1) Clichê (4) Close (31) comédia (5) Comunismo (16) Coração de Cristal (1) Corpo (16) Costa-Gavras (2) Crítica (3) Cubismo (2) Da Manhã à Meia Noite (3) Dadaísmo (1) Decálogo (2) Deus (4) Dia de Festa (2) Diabel (1) Diferente dos Outros (4) Disney (2) Dorota Kędzierzawska (1) Dostoyevski (4) Double Bind (8) Dovjenko (3) Duas ou Três Coisas que Eu Sei Dela (2) Efeito Kulechov (4) Efeitos Especiais (1) Effi Briest (2) Eisenstein (14) Emir Kusturica (1) Eric Rohmer (6) Escola Polonesa (4) Espaguete (1) Esse Obscuro Objeto do Desejo (2) Estudante de Praga (3) Expressionismo (28) Fahrenheit (2) Fanny e Alexander (6) Fassbinder (41) Fausto (4) Fellini (16) Ficção Científica (4) Filhos da Guerra (2) Filmes Zille (2) Fisiognomonia (1) Fitzcarraldo (1) Franju (1) Freud (5) Fritz Lang (25) Gance (2) Genuine (2) Geração (4) Germaine Dulac (2) Gilles Deleuze (15) Godard (39) Goebbels (10) Golem (5) Greta Garbo (1) Griffith (3) Gritos e Sussurros (11) Herói (5) Herzog (17) Hiroshima Meu Amor (5) Hitchcock (3) Hitler (30) Hollywood (39) Holocausto (7) Homossexualismo (18) Homunculus (2) Igreja (6) India Song (2) Indústria Cultural (2) Istvan Szabó (2) Ivan o Terrível (2) Jean Cocteau (6) Jean Epstein (3) Jean Eustache (4) Jean Genet (1) Jean Mirtry (1) Jean Rouch (2) Jean Vigo (1) Jean-Paul Belmondo (4) Jean-Pierre Léaud (4) Jeanne Dielman (2) Judeu (10) Judeu Rico (2) Judeu Süss (6) Jung (1) Kafka (2) Kanal (6) Karl May (1) Károly Makk (2) Katyn (1) Kawalerowicz (3) Ken Loach (2) Kes (4) Kieślowski (6) Kluge (1) Kracauer (4) Kristina Söderbaum (1) Kubrick (6) Kuhle Wampe (1) Kulechov (9) Kurosawa (3) Lacan (2) Lars von Trier (1) Lili Marlene (9) Lilian Harvey (3) Lindsay Anderson (1) Liv Ullmann (10) Lola (7) Lotna (2) Lotte Eisner (9) Louis Malle (1) Lubitsch (8) Luz de Inverno (1) Mabuse (9) Manifesto de Oberhausen (1) Mãos de Orlac (3) Marguerite Duras (5) Marika Rökk (1) Marlene Dietrich (1) Martha (9) Máscara (6) Masculino Feminino (2) Mastroianni (2) Max Linder (2) Medo do Medo (3) Méliès (2) Melodrama (6) Mephisto (1) Metropolis (7) Miklós Jancsó (1) Misoginia (3) Mon Oncle (5) Monika e o Desejo (9) Morte (5) Morte Cansada (4) Mulher (40) Murnau (19) Na Presença de um Palhaço (1) Nathalie Granger (1) Nazarin (5) Nazi-Retrô (4) Nazismo (31) Neo-Realismo (6) Noite e Neblina (3) Noli me Tangere (1) Nosferatu (14) Nostalgia (8) Nouvelle Vague (16) Nudez (10) O Anjo Azul (1) O Anjo Exterminador (3) O Ano Passado em Marienbad (1) O Direito do Mais Forte (5) O Discreto Charme da Burguesia (2) O Espelho (9) O Fantasma da Liberdade (4) O Judeu Eterno (3) O Medo Devora a Alma (4) O Outro (2) O Ovo da Serpente (1) O Prado de Bejin (2) O Rito (3) O Rolo Compresor e o Violinista (2) O Rosto (2) O Rosto no Cinema (2) O Sacrifício (7) O Sétimo Selo (9) O Silêncio (12) Orwell (5) Os Esquecidos (1) Os Incompreendidos (4) Os Nibelungos (9) Out1 (1) Outubro (2) Pandora (5) Paris Texas (4) Pasolini (12) Pequeno Soldado (5) Persona (16) Philippe Garrel (3) Picasso (3) Pickpocket (1) Playtime (4) Poesia (3) Polanski (2) Pornografia (5) Potemkin (3) Praunheim (4) Prostituta (3) Protazanov (3) psicanálise (4) Pudovkin (7) Puta Sagrada (4) Quarto 666 (1) Querelle (5) Raskolnikov (3) Realismo (4) Realismo Poético (1) Realismo Socialista (5) Reinhold Schünzel (3) Religião (5) René Clair (2) Resnais (8) Revolução dos Bichos (1) Riefenstahl (6) Rio das Mortes (1) Rivette (6) Roger Vadim (1) Romantismo (8) Rossellini (6) Rosto (20) Sadomasoquismo (4) Sarabanda (3) Sartre (1) Schlöndorff (1) Schroeter (2) Se... (1) Sem Fim (1) Sexo (9) Slavoj Žižek (1) Sokúrov (1) Solaris (9) Sombras (1) Sonhos de Mulheres (1) Stalin (6) Stalker (8) Sternberg (1) Suicídio (3) Surrealismo (11) Syberberg (3) Tabu (1) Tambor (2) Tarkovski (24) Tati (6) Tempo (8) Terrorismo (5) Tio Krüger (1) Trafic (4) Trilogia da Incomunicabilidade (1) Trilogia das Cores (1) Trilogia do Silêncio (7) Trotta (1) Truffaut (22) Último Homem (4) Um Cão Andaluz (6) Um Filme Para Nick (1) Veronika Voss (9) Vertov (7) Viridiana (8) Visconti (3) Wagner (6) Wajda (9) Wanda Jakubowska (2) Wenders (19) Whity (4) Zanussi (1) Zarah Leander (5) Zero em Comportamento (1) Zulawski (1)

Minha lista de blogs

Visitantes

Flag Counter
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-No Derivative Works 3.0 Brasil License.