tag:blogger.com,1999:blog-62609143067092630592024-02-08T08:25:12.708-03:00CINEMA EUROPEUCINEMA EUROPEUhttp://www.blogger.com/profile/17229494078227817989noreply@blogger.comBlogger209125tag:blogger.com,1999:blog-6260914306709263059.post-54944016659101378642021-07-26T16:24:00.002-03:002021-08-02T06:44:26.656-03:00A Verdade e suas Versões: O Cinema Francês no Tribunal“Desde há muito tempo, os cineastas francesespareciam fascinados pelos filmes norte-americanosde tribunal e os duelos verbais entre advogados (...)”Christian Guéry (1)Amor e PosseDominique Marceau é uma jovem mulher desinibida e insatisfeita com sua vida do interior da França. Vive em guerra com sua irmã Annie, estudante de CINEMA EUROPEUhttp://www.blogger.com/profile/17229494078227817989noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6260914306709263059.post-55920832525881225852020-03-19T19:06:00.000-03:002020-08-21T20:29:17.015-03:00O Cinema e o Passado: O Caso do Terceiro Reich
“(....) O Fascismo sempre fez sucesso, e continua a fazer (...)”
Félix Guattari
Todo Mundo quer Ser um Fascista,
Palestra proferida em Milão no Colóquio
Psycho-analysis and Politics, dezembro, 1973 (1)
Cinema Nazi-Retrô
Robert e Carol CINEMA EUROPEUhttp://www.blogger.com/profile/17229494078227817989noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6260914306709263059.post-56316758823116140192019-12-15T20:50:00.000-03:002020-01-18T08:39:51.698-03:00A Propaganda Nazista e a Construção de Inimigos
“A propaganda
política é mais eficaz
em tempos de incerteza,
e ódio é geralmente seu
auxílio mais fértil”
David Welch (1)
Cultura e Terror
Durante discurso proferido na Câmara de Cinema do Reich (Reichsfilmkammer) em 15 de fevereiro de 1941, portanto a Segunda Guerra já estava completando dois anos, o posicionamento de CINEMA EUROPEUhttp://www.blogger.com/profile/17229494078227817989noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6260914306709263059.post-59479668947256208922019-05-30T12:10:00.002-03:002019-10-18T20:12:35.845-03:00O Enigma de Kaspar Hauser
“Cada um por si e Deus contra todos”, título original do filme de
Werner Herzog, foi retirado da versão para cinema de Macunaíma,
realizada pelo cineasta brasileiro Joaquim Pedro de Andrade
Perdido Encontrado
Certa manhã de 1828 na cidade alemã de Nuremberg, a comunidade acorda e se depara com um rapaz imóvelCINEMA EUROPEUhttp://www.blogger.com/profile/17229494078227817989noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6260914306709263059.post-29792559966948885712018-12-18T11:43:00.001-02:002018-12-18T11:43:23.651-02:00O Cinema Francês Durante a Ocupação Nazista
“Num regime como este, monsieur,
ser condenado é uma honra!”
Frase pronunciada em Pontcarral (1942), filme francês
que a tolerância de alemães como Alfred Greven, que
inclusive demonstrava pouco interesse em difundir
CINEMA EUROPEUhttp://www.blogger.com/profile/17229494078227817989noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6260914306709263059.post-28899796732076125462018-11-18T11:17:00.000-02:002018-11-18T11:17:17.027-02:00O Cinema Autobiográfico de Jean Eustache
“Em Eustache, homens e mulheres não falam a mesma língua”
Marie Anne Guerin (1)
Alexandre Eustache
O roteiro e os diálogos de A Mãe e a Puta (La Maman et la Putain, 1973) foram escrito por Jean Eustache para o ator Jean-Pierre Léaud e Françoise Lebrun (recém saída da vida amorosa do cineasta). Marie Anne Guerin definiu as longas 3 horas e 40 minutos deste filme preto e branco CINEMA EUROPEUhttp://www.blogger.com/profile/17229494078227817989noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6260914306709263059.post-12699748790247300162018-10-18T10:55:00.000-03:002018-10-18T10:55:15.877-03:00Os Ciganos de Certo Cinema Europeu
“(...) Estou morrendo de inveja vendo como você acaricia seu cão”
Última frase da canção interpretada por La Caíta (Maria del Carmen Salazar) na periferia de alguma cidade
espanhola, no final de Caravana Cigana (direção Tony Gatlif, 1993), de autoria do diretor, um cigano
Pelos Olhos dos Outros
Existem várias minorias CINEMA EUROPEUhttp://www.blogger.com/profile/17229494078227817989noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6260914306709263059.post-183147485805373032018-09-18T12:04:00.002-03:002018-09-18T12:04:54.388-03:00O Cinema Caucasiano de Serguei Paradjanov
“(...) Tente ler menos. A literatura incomoda você. Suas observações
na vida, suas atitudes são mais interessantes do que apenas
trazer livros. Desde o início, você tem uma visão mais
clara, global e cinematográfica do nosso mundo (...)”
Conselho de Dovjenko à Paradjanov, enquanto este lhe
passava à suas mãos o diplomaCINEMA EUROPEUhttp://www.blogger.com/profile/17229494078227817989noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6260914306709263059.post-3991118672475441422018-08-18T11:48:00.000-03:002018-08-18T11:48:40.420-03:00Ingmar Bergman e o Outro Mundo
Para Bergman, morreu acabou! Contudo, existem alguns falsosmortos em sua obra: Spegel (O Rosto), a velha (prólogo de Persona), Agnes (Gritos e Sussurros) e a múmia (Fanny e Alexander) (1)
O Mal no Homem
Ele havia realizado apenas dois filmes quando declarou em 1947: “Quero descrever a atividade onipresente do Mal, que se espalha graças a processos CINEMA EUROPEUhttp://www.blogger.com/profile/17229494078227817989noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6260914306709263059.post-31697442357321050532018-07-08T15:51:00.000-03:002018-07-18T09:57:29.148-03:00Serguei Eisenstein e os Outros: Prós e Contras
“(...) Parece incrível agora que a obra prima de Eisenstein, O Encouraçado
Potemkin, amplamente reconhecido como um dos mais importantes filmes na
história do cinema, não pudesse ser mostrado em público na Inglaterra até o início de 1950.
Os ferozes ataques pessoais que saudaram&CINEMA EUROPEUhttp://www.blogger.com/profile/17229494078227817989noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6260914306709263059.post-52377093951587675652018-06-18T12:44:00.000-03:002018-06-18T12:44:29.225-03:00A Múmia Britânica da Hammer
“‘Monstro’ – do latim monstrum, [é] qualquer ocorrência fora
do curso normal da natureza; supõe indicar a vontade dos deuses,
uma maravilha; ‘mostro’ de monere, para advertir, avisar” (1)
O Morto-Vivo e os Holofotes
Fundada em 1934, a Hammer é uma produtora britânica, reconhecida por seus filmes góticos e de horror, realizados entre CINEMA EUROPEUhttp://www.blogger.com/profile/17229494078227817989noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6260914306709263059.post-42464634097194249652018-05-18T11:48:00.000-03:002018-09-17T01:43:41.068-03:00Ficção Científica Inglesa no Cinema e Guerra Fria
Com as primeiras adaptações britânicas do livro do socialista George
Orwell, 1984, o cinema inglês inventa a ficção científica política
Nicho Mercadológico da Loucura
A ficção científica já existia no cinema britânico desde a década de 1930. Antes de 1945, ano em que as bombas atômicas jogadas pelos Estados Unidos no Japão criaram CINEMA EUROPEUhttp://www.blogger.com/profile/17229494078227817989noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6260914306709263059.post-17394945633166069162018-04-18T11:32:00.002-03:002018-06-10T20:51:29.787-03:00O Cinema Francês e a Indochina
“A França sempre relutou em confrontar seu próprio passado;
‘amnésia’ é uma palavra frequentemente utilizada ao se referir
à colonização e descolonização, mesmo em trabalhos [...] como
Lieux de la Mémoire (1997), editado por Pierre Nora (...)” (1)
Triângulo Amoroso e CINEMA EUROPEUhttp://www.blogger.com/profile/17229494078227817989noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6260914306709263059.post-36176291842909160112018-03-18T10:08:00.000-03:002018-03-21T13:10:46.682-03:00O Cinema Inglês e a Censura
“(...) De fato, se não existe propriamente censura
na Grã-Bretanha, o país dispõe de um quadro legal
bem rigoroso para proibir aquilo que desejar (...)”
Jean-Luc Douin (1)
Bom Governo do Império
Desde 1909 a censura é exercida pelas autoridades locais, não pelo Estado. Contudo, percebeu-se a necessidade de salvaguardar os interesses da CINEMA EUROPEUhttp://www.blogger.com/profile/17229494078227817989noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6260914306709263059.post-4667073345648102372018-02-18T13:56:00.001-03:002018-02-18T18:07:47.990-03:00As Crianças de Andrei Tarkovski
“Tarkovski insistiu que as crianças entenderam seus filmes (...)” (1)
Sasha, Ivan e Boriska
Em seu trabalho de conclusão de curso no Instituto Gerasimov de Cinematografia em Moscou, O Rolo Compressor e o Violinista (Katok i Skripka, 1961), Tarkovski já abordava o assunto. O pequeno e solitário Sasha faz amizade com um homem adulto que trabalha dirigindo um rolo CINEMA EUROPEUhttp://www.blogger.com/profile/17229494078227817989noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6260914306709263059.post-6095191362550447452018-01-17T22:57:00.001-02:002018-01-24T21:40:51.191-02:00A Fase Inglesa de Alfred Hitchcock
“Quando entro nos estúdios, quer em Hollywood quer em Londres,
e as portas pesadas se fecham atrás de mim, não faço nenhuma
diferença. Uma mina de carvão é sempre uma mina de carvão”
O cineasta francês François Truffaut perguntou a Hitchcock a respeito de Frenesi, seu primeiro
filme europeu em vinte anos, qual a diferença entre filmar em CINEMA EUROPEUhttp://www.blogger.com/profile/17229494078227817989noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6260914306709263059.post-33071470662426135072017-12-18T11:04:00.000-02:002017-12-18T11:04:50.514-02:00A Fase Polonesa de Roman Polański
“Aos 25 anos, Polański não era apenas o maior nome
no campus [da Escola de Cinema de Łodź], mas um dos
poucos dândis imperturbáveis da Polônia central (...)” (1)
Relacionamentos Falidos
Rajmund Roman Liebling, vulgo Roman Polański, nasceu numa família de judeus poloneses em Paris. Ele é mais um cineasta polonês criado na Escola de CINEMA EUROPEUhttp://www.blogger.com/profile/17229494078227817989noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6260914306709263059.post-34514722480129859652017-11-18T15:53:00.000-02:002017-11-18T15:53:33.002-02:00As Crianças de François Truffaut
“Meus filmes são uma crítica à moda francesa de educar as crianças”
François Truffaut,
Le Nouvel Observateur, 2 de março de 1970 (1)
Criança Grande
Durante os anos 1970, François Truffaut foi um militante em favor da infância, sustentando diversas associações comprometidas com o bem estar das crianças. Com Idade da Inocência (L’Argent de Poche, 1976), o cineasta retomou CINEMA EUROPEUhttp://www.blogger.com/profile/17229494078227817989noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6260914306709263059.post-89511597453788985022017-10-18T10:28:00.000-02:002019-01-20T00:18:50.083-02:00As Mulheres de Věra Chytilová
“Este filme é dedicado àqueles que se indignam
apenas por umas comidas pisoteadas”
Mensagem da cineasta no final do filme
Uma Mulher com uma Câmera
Duas moças decidem que se o mundo está indo mal, elas também. Pulando em torno da maçã do conhecimento no paraíso, elas não ligam para as maçãs. Quando uma delas resolve comer, pega uma pera. Com base no princípio do jogo “Isso importa? CINEMA EUROPEUhttp://www.blogger.com/profile/17229494078227817989noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6260914306709263059.post-79314720463882065092017-09-18T00:47:00.000-03:002017-09-19T10:08:40.210-03:00Serguei Eisenstein e o Cinema da Revolução
“[A] escola de cinema [de Godard] é a Cinemateca Francesa
de Henry Langlois. Fundada em 1936, se instalou em dezembro
de 1944, no final da guerra, na Rua Troyon, perto da Place de
l’Etoile; posteriormente, na sala dos engenheiros das Artes e
Ofícios, CINEMA EUROPEUhttp://www.blogger.com/profile/17229494078227817989noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6260914306709263059.post-61903757985941185102017-08-18T02:44:00.000-03:002018-08-16T00:59:19.678-03:00Ingmar Bergman e a Dona de Casa Sueca
“[O Sétimo Selo] também mostra uma atitude
amistosa quanto à imagem da família (...)”
Ingmar Bergman
Referindo-se à família perfeita do filme de 1957, mas deixa entrever uma visão mais geral em relação ao “agrupamento
humano” ligado por laços afetivos ao mostrar também a CINEMA EUROPEUhttp://www.blogger.com/profile/17229494078227817989noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6260914306709263059.post-15109071360037888782017-07-18T00:32:00.001-03:002017-07-18T00:32:30.094-03:00Luis Buñuel e o Sentido do Filme
“Adoro sonhar, mesmo quando meus sonhos são pesadelos,
o que é frequente. Eles são sempre semeados de obstáculos,
que conheço e reconheço. Mas isso me é indiferente”
Luis Buñuel (1)
O Espectador Atormentado
Com exceção de O Discreto Charme da Burguesia (Le Charme Discret de la CINEMA EUROPEUhttp://www.blogger.com/profile/17229494078227817989noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6260914306709263059.post-55057791096495539622017-06-18T00:24:00.000-03:002017-06-18T00:24:29.036-03:00Palavra e Encenação em Jacques Rivette: Não me Toque
“Um homem normal nunca se reconheceu
inteiramente em seus retratos”
Jacques Rivette,
comentário a respeito da filmagem de Out1 (1)
Teatro e Linguagem
Se existe algum interesse comum ligando Jean-Luc Godard e seu colega de Nouvelle Vague Jacques Rivette é a ênfase no processo, o deleite por obras “inacabadas” e de longa duração (expressa frequentemente em tomadas muito longas)CINEMA EUROPEUhttp://www.blogger.com/profile/17229494078227817989noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6260914306709263059.post-58189341186363627642017-05-18T00:03:00.001-03:002017-05-18T00:03:54.114-03:00Depois de Caligari: A Fase Inglesa de Conrad Veidt
“Artesão de grande talento, Veidt foi inibido por produtores
ou diretores que o venderam como exótico, e não por sua autêntica
aptidão: o visionário, operando com força a partir das margens” (1)
Depois da Guerra
Mais lembrado entre os cinéfilos por sua atuação como o sonâmbulo-assassino Cesare em O CINEMA EUROPEUhttp://www.blogger.com/profile/17229494078227817989noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6260914306709263059.post-15855535361036560392017-04-18T00:12:00.000-03:002017-04-18T00:12:32.802-03:00Era Uma Vez o País de Emir Kusturica
“Eu detesto o Realismo!”; a frase do cineasta é comum entre
os cinemas do leste europeu, onde o Realismo Socialista reconstruia
a realidade que os regimes desejavam mostrar. Underground
denuncia décadas de manipulação e imagens adulteradas (1)
Não é Uma Comédia Romântica
Acompanhamos as CINEMA EUROPEUhttp://www.blogger.com/profile/17229494078227817989noreply@blogger.com